Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". Gênesis 32:27,28
Falar em mudanças fica mais fácil para quem já ultrapassou a marca dos 70 anos. É o meu caso. Quantas mudanças cíclicas já vivenciei ao longo de minha jornada. Aprofundando sobre o assunto quais mudanças mudam a história de uma pessoa? Deus mudou a história de Jacó. Provavelmente você já vivenciou ou esteja vivenciando uma mudança na jornada de sua vida. As mudanças acontecem de diversas maneiras vamos compartilhar quatro tipos mudanças:
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3:1
2. Mudanças provocadas por um mundo decaído por conta do pecado. . Essa é a parte mais difícil de compreender. Para entendermos esses tipos de mudanças provocadas por um mundo decaído por conta do pecado, vamos nos valer da sabedoria de Salomão quando descreve, Eclesiastes 3:1-8. Enumera 28 tipos de mudanças, independente dos ciclos da vida que nos encontramos. " Para tudo há uma ocasião certa". ( Ocasião referindo-se a tipos de mudanças repentinas na vida). Vamos destacar apenas 14 deles:
'Tempo de nascer e tempo de morrer,
tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
tempo de matar e tempo de curar,
tempo de derrubar e tempo de construir,
tempo de chorar e tempo de rir,
tempo de prantear e tempo de dançar,
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las,
tempo de abraçar e tempo de se conter,
tempo de procurar e tempo de desistir,
tempo de guardar e tempo de jogar fora,
tempo de rasgar e tempo de costurar,
tempo de calar e tempo de falar,
. Enquanto escrevo esse texto recebo duas tristes notícias. O falecimento de uma querida irmã da nossa Igreja, da equipe de louvor, vitimada pelo Covid-19. Do falecimento de um jovem pastor que atendia imigrantes em nossa cidade, também vitimado pelo Covid-19. Para nossos amados que partiram, de forma tão cruel e prematura, tempo de morrer; para o marido e o filhinho que nossa irmã deixou, e para a esposa e três filhos que nosso pastor deixou, tempo de prantear; para nós, comunidade, tempo de chorar as perdas. São tempos inevitáveis. Provavelmente enquanto você lê esse texto esteja passando um desses tempos; outros, passando um tempo de paz. Assim é a vida enquanto durar esse mundo decaído.
3. Mudanças Estratégicas de Deus. .Deus na sua soberania tem o controle da vida, do tempo e das mudanças. Deus, Em momentos especiais da história, fez o sol parar, o mar se abrir, fez jorrar água no deserto, cair maná dos céus por quarenta anos. Deus, para cumprir um proposito maior, faz mudanças estratégicas na vida de pessoas. Alguns exemplos: Gideão de um fazendeiro fez dele um general para comandar uma batalha em Israel. Maria de camponesa a mãe do filho de Deus. Paulo de perseguidor a um apóstolo dos gentios. Davi de pastor de ovelhas para rei de Israel. Pedro de um simples e rude pescador para liderar a primeira Igreja da era Cristianismo. Moises de um fugitivo para libertador dos Hebreus. José um garoto sonhador para governar o Egito. Deus fez mudanças estratégicas em minha vida e continua fazendo. Aos 70 anos quando encerrei um ciclo, veio o desafio 70 em 10. Vejo Deus nesse negócio. Nesse tempo prolongado de pandemia, muitas mudanças estratégicas Deus está fazendo na vida de muitos lideres e Igrejas. Creio que maior mudança colocar a Igreja para fora. Sair dos quatro cantos da parede de um templo e Devolve-la para os quatro cantos do mundo; como tudo começou ( Grande Comissão - Mateus 28:16,20). São mudanças estratégicas de Deus preparando a volta de Jesus. "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim" Mateus 24:14.
Refletindo ... "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos" Ageu 2:9
.Eu creio que essa profecia de Ageu está estendida a mim. (A foto acima) quando completei 70 anos. Fiz uma metáfora da minha viagem no tempo comparando com uma locomotiva. Foi quando dei-me conta: que a minha locomotiva não poderia parar. Há ainda algumas estações pela frente. Percebi que há vagões na minha locomotiva vazios que precisam ser ocupados por frutos a serem ainda semeados e colhidos. A partir desse despertar de consciência desenvolvi um plano 70 em 10: Multiplicar nos próximos dez anos algo extraordinário que supere os 70 anos vividos. Precisarei contar com os dois tipos de mudanças: viver um novo ciclo de forma extraordinária e experimentar estratégias de Deus na minha vida. Moises foi chamado para ser gestor de um grande plano estratégico de Deus, aos 80 anos. Abraão, aos 75 anos. Compartilho esses desafios com temor e tremor para estimular você a não parar no tempo. Recuar jamais. Preciso te dizer: ainda há muito terra para conquistar, há ainda tempo para fazer coisas grandes para Deus. Transforme os dias difíceis em desafios e oportunidades. Amem!.
Por Amor a Cristo!


Artigo extremamente oportuno.Mudanças são inevitáveis. Adaptar-se a elas e em alguns casos, até reverter alguns efeitos, se possível, é para quem está atento a elas.
ResponderExcluirObrigado nais uma vez meu Coach!
Compartilhe você também ✍️👍
ResponderExcluirPalavras de sabedoria e encorajamento. Obrigado por sua dedicação em nos nutrir com esse conteúdo. 70 em 10 já é uma realidade e nosso desejo é que Deus te abençoe e te use por muito mais.
ResponderExcluirMuito edificante!
ResponderExcluirQue delícia! Um banquete de palavras que nos dão motivações para avançar na caminhada, conquistar a terra e vencer os desafios transformando-os em oportunidades. Louvado seja Deus...
ResponderExcluir