sábado, 12 de agosto de 2023

PATERNIDADE....

 

" Paternidade, no seu primeiro estágio prepara o homem a ser pai; o segundo estágio prepara o pai a deixar um legado geracional'

           A pérola para a reflexão  é uma homenagem aos homens pais e futuros pais.  Busquei  construir uma frase que pudesse definir a jornada de um homem no plano terreno. Veio essa: "Paternidade, no seu primeiro estágio prepara o homemn a ser pai; o segundo estágio prepara o pai a deixar um legado geracional'.. Sou um homem com 73 anos, tornei-me pai aos 27 anos. No primeiro estágio a paternidade já estava dentro de mim, precisaria construir um caminho para chegar lá. 

        Vivendo o segundo estágio minha jornada  construir  um legado geracional. Nessa busca sempre me pergunto: Que legado estou construindo para minhas gerações?  O legado paternidade  nasce no primeiro estagio. Nessa fase que se prepara o homem para realizar os seus legítimos sonhos. Quando preparava-me para casar-me já sonhava com uma familia, filhos e netos. O tempo passou.  Comemoramos quarenta e sete anos de casamento; os filhos chegaram, a família continua em construção com a chegada dos netos. Enquanto escrevo chega a setima netinha Cecília. 

        A paternidade sendo construida com responsalidade, seguindo  os dois estágios,  trará benefícios extraordinários no desenvolvimento do próprio homem. Segundo pesquisa feita pela academia americana de ciências National Academy of Scienceshomens que se tornam pais tendem a ficar menos agressivos e mais sensíveis. Já para a criança, a participação ativa dos pais (ou o substituto dele) é essencial para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

       Pesquisas científicas apontam que a  ausência do pai pode gerar insegurança ou até tornar uma criança rebelde e agressiva. Deus criou a família  com as melhores das intenções. O desenvolvimento geracional não sofresse descontinuidade em seus prinçipios e valores. Os filhos tivessem de forma natural  proteção espiritual, emocional e físico. Fossem supridos  de proteção, amor e instrução Deugteronômio cap. 6, Deus estabelece um padrão de conduta para os pais em relação aos filhos.  


Oração dos filhos pelos seus pais: ( extraído) 

" Senhor,
rendemos-te graças pela vida dos nossos pais,
porque nos possibilitaram nascer para a vida na terra;
rendemos-te graças também pela vida dos nossos pais na fé,
porque nos possibilitaram nascer para a vida eterna.
Neste Dia dos Pais,
abençoa aos que estão próximos,
dá forças aos que estão distantes,
e conforta aquele cujo pai está ausente.
Abençoa igualmente a nós, filhos e filhas, para
que nossos gestos honrem a sua memória,
que nossos passos sigam-lhe o exemplo,
que nossas palavras transmitam a sua sabedoria.
E se porventura esse amor paterno nos faltar,
dá-nos a consciência de que temos um Pai celestial,
que nos ama, que nos ajuda, que nos compreende.
E tu, que és Pai onipotente, onipresente e onisciente,
compenses as limitações dos pais terrenos
e complete o seu amor.
Bendito sejas,
Pai bondoso,
Pai dos pobres,
Pai de todos,
Pai nosso que estás nos céus…

*Professor e Pastor: Luis Carlos Ramos - FATEO / SP


                

2 comentários:

  1. Parabens querido irmao Arao, vc foi vencer no primeiro estágio na vida e esta sendo vitorioso nesse momento do legado garacional. Parabens, feliz dia dos Pais!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional homem de Deus. Exemplo de servo. Texto maravilhoso

    ResponderExcluir