sábado, 30 de março de 2024

NESSA PÁSCOA REVEJA A SUA JORNADA...

 

" Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles "Lucas 24:15

    Estamos  celebrando mais  uma Páscoa Cristã. Que não seja só mais uma celebração. Propomos que seja uma  Páscoa para rever como anda a sua  jornada na fé? A exemplo dos dois discípulos de volta à Emaús (texto acima) enfrentamos na jornada  descontentamento, alegrias, tristezas, realizações e frustrações. Próximos dos 75 anos a  vida tem me ensinado que nem tudo são de acertos, os desacertos também  fazem parte do aprendizado de como fazer as coisas certas. Perguntas que nos ajudam a rever a jornada: "Estou no caminho certo?" Há algum desvio de rota que preciso rever?" Estou estacionado em algum ponto da jornada?.  

. Nessa Pácoa Avalie essas Áreas da Sua Vida: 

1. A jornada está comprometida por algum desses  pecados?

"¹ Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declarais, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus 
Gálatas 5:19-21
    Reflita com entendimento o que a Bíblia está afirmando como pecado nesse texto. Reiteradas vezes a Bíblia faz alerta sobre as consequências do pecado (Rm.3:23). O pecado é maligno, escraviza e gera morte. A fatura do pecado vem com dor e sofrimento. Pecado não confessado e não abandonado é sistêmico enferma a alma, corrompe o caráter e perverte os relacionamentos, nos afastando de Deus e nos tira da jornada da fé. A pergunta é: Examinando Tiago 5:19-20 a minha jornada cristã está comprometida por algum tipo de pecado?

2. A jornada está descomprometida com o Reino de Deus?

"Mas, busque primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas serão acrescentadas" Mateus 6:33
       O comprometimento é a palavra chave no Reino de Deus. Em tudo na vida quando não há compromisso não haverá sucesso. Priorizar o Reino de Deus em nossa vida não é opcional é uma ordem do Senhor Jesus Cristo (Mt.6:33).  Buscar é se interessar, se comprometer de forma espontânea e sem cobrança. Estou na jornada por mais de seis décadas. Há momentos na jornada que bate o desânimo e o desejo de parar. Quando completei 70 anos esse desânimo bateu muito forte. Refiz a jornada, busquei me comprometer mais com o Reino de Deus. Tenho vivido o projeto que chamo de 70 em 10. O Espírito Santo tem me renovado. 

3. A jornada está interrompida pelo descontentamento no Corpo de Cristo?

"Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando" Rom. 10:25.
 
.     Quando nos referimos ao Corpo de Cristo trata-se da Igreja local onde cultuamos e servimos a Deus. Nesse ambiente que crescemos na fé e desenvolvemos nossos dons espirituais. Pela experiência dos anos convivendo numa comunidade cristã com tristeza posso afirmar, com exemplos na minha própria família, que há um grande contingente de membros que interromperam suas atividades em suas igrejas por descontentamento. O grande perdedor é o Reino de Deus. Se você faz parte desse contingente inativo, saiba que não há outro substituto para ocupar seu lugar. Reveja a sua posição retome o caminho e recomece a sua jornada. Os dois jovens que retornaram ao caminho de Emaús ficaram tristes e decepcionados. O Senhor Jesus, já ressurreto, foi ao encontro deles encorajando-os a retornar ( rever a jornada) de  onde não deveria ter saído ( Lucas 24:13-20). 

4. Na jornada quanto de tempo, recursos financeiros, talentos e influência têm aplicado no Reino de Deus?

"¹Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça 
2 Coríntios 9:10 

         Não está em discussão ser dizimista ou não. A pergunta é: ' o quanto tenho investido no Reino de Deus com os meus recursos, talentos e com a minha influência?' O Senhor Jesus está definindo qual é a prioridade para quem decide ser um discípulo do Seu Reino:  "Mas, busque primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vocês serão acrescentadas"  Mat. 6:33. Ao referir-se a 'todas estas coisas ' o Senhor Jesus está colocando no pacote quem pratica esse princípio 'o Reino de Deus em primeiro lugar' não terá falta de nada. Esse princípio não elimina a responsabilidade de planejar o amanhã. O  sentido aqui não trocar o Reino de Deus por ambição terrestre, por coisas efêmeras; por si só, dará lugar a uma vida consumida por ansiedade desnecessária. Meu testemunho pessoal, com minha vida planejada para completar minha carreira terrena, tenho priorizado o Reino de Deus investindo mais tempo, minhas experiências e recursos financeiros. 

 


Pérolas para a vida...

'Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos aqueles que se retiram para a perdição, mas aqueles que crêem para a conservação da alma' Hebreus 10:387,39.

!

Nenhum comentário:

Postar um comentário