quinta-feira, 21 de março de 2024

ROUBADORES DE SONHOS...


“ Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” Jeremias 29:11

   Todos concordamos que no topo da lista Satanás é o principal roubador dos sonhos. Há outros roubadores que passam desapercebidos que roubam a energia, vontade, causando baixa auto-estima, fadiga e frustração. Vamos extrair alguns desses roubadores invisíveis, extraídos do livro ‘Introdução à Restauração da Alma’, (pgs.142/143) autor David Kornfield.

 . Falsas Expectativas....

" Todavia, aguardando eu o bem, eis que me veio o mal; e, esperando eu a luz, veio a escuridão"Jó  30:26

        Expectativas positivas alimentam os nossos sonhos. Expectativa é definida como  ‘estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça’. Isso é bom e coloca viva a esperança num futuro promissor. Sorrateiramente  entra em sena o ladrão. Ofertando uma versão facilitada com uma jornada mais leve de pouco esforço. Para alguns, oferecendo meios duvidosos de ganhos fáceis; para outros, alvos irrealistas. Essas falsas expectativas há um ladrão que nos tira do foco da vida real, coloca obstáculo na jornada (figura acima), distração no processo. Importante  lembrar  que os vencedores são aqueles que não se rendem a esses roubadores de sonhos.. 

. Ser controlado pelas expectativas de outras pessoas.

"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo " Gálatas 1:10

     Ministrando o Seminário Veredas Antigas o que mais vem a tona nas ministrações são pessoas frustradas porque se sentiram  controladas por outras pessoas. Os pais geralmente são os mais citados, por cobrarem dos filhos o que não conseguiram conquistar. Vivemos numa sociedade marcada por controle. Controle por chefes, por partidos, ideologias e até mesmo por Igrejas que exercem algum tipo de controle de seus membros. Como Consultor de Carreira deparo com situações em que os adolescentes e jovens muitos deles estão  perdidos em seus ideais; já estão contaminados por influencias externas. O ladrão do controle rouba os valores que dão vida e destino a cada indivíduo.

. Atribuir a Deus a obrigação de criar grandes expectativas na vida.

" Além disso requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel" I Co 4:2

     Em momento algum encontramos relatos bíblicos em que Deus exige além da capacidade de cada um ( I Co 10:13). O que Deus requer é fidelidade  e obediência, o mais Ele fará. O ladrão da fé coloca Deus como um ser impessoal, inatingível, intransigente e autoritário. Até mesmo o sistema eclesiástico cria normas legalistas agindo em nome de Deus. Mede a espiritualidade estabelecendo uma lista de critérios o que pode e o que não pode. Por volta dos meus 16 anos fui repreendido pela liderança da minha Igreja por ter jogado bola no domingo e ter ido a uma sessão no cinema.

. Ativismo religioso.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.1 João 5:4.

    O perigo de se dedicar mais ao trabalho de Deus do que a Ele próprio. Por trás de uma exigência de santidade há uma mensagem subliminar  de que Deus se  agrada de quem produz mais no Seu Reino. O trabalho  se torna um ídolo, deixando a pessoa de Deus em segundo plano. O ativismo perde de vista as prioridades divinas. O casamento, os filhos, a família, acabam ficando numa espera que nunca chega. Você se vê em uma dessas situações? Esses ladrões da paz não tem autoridade sobre a sua vida. Tome posse do que Jesus já conquistou por você. Caminhe por fé!


Pérolas para a vida....

“  Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” Atos 20:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário