MAIO: 3 DIA PELA FAMÍLIA
Tema: Experimentando o perdão na Família
" Então Esaú correu ao encontro dele e abraçou; pôs os braços em volta do pescoço dele e o beijou ; e choraram" Gênesis 33:4
Estamos diante de um episódio de uma família bíblica que retrata os dramas nos relacionamentos entre famílias comuns. Isaque e Rebeca pais de irmãos gêmeos de Esaú e Jacó. Jacó teve a sua biografia manchada pelo seu comportamento de esperteza em negociar a primogenitura que cabia ao seu irmão por um prato de comida. Como não bastasse arquitetou um plano em acordo com sua mãe enganando o próprio pai para receber a bênção que era destinada ao seu irmão.
Começa o grande drama de uma família que tinha tudo para viver em harmonia. Jacó teve que fugir do irmão para não ser morto, a ponto de criar uma ruptura irreconciliável com seu irmão Esaú. Foi buscar abrigo distante com a família do seu tio Labão. Não teve vida fácil durante vinte anos servindo o seu tio. Deus o abençoou muitíssimo Jacó, causando outro problema familiar de disputa e ciúme.
Jacó recebe uma ordem de Deus: 'Volte para a terra de seus pais e para a sua parentela; e eu estarei com você' ( Gn.31:3). Havia uma dívida relacional que precisaria ser resolvida com o seu irmão Esaú. A prosperidade financeira e uma bela família que conquistou não apagaria essa dívida.
Vivendo uma outra situação familiar, Jacó optou a obedecer a Deus mesmo temeroso da reação do seu irmão. O caminho de volta foi tão difícil quanto o caminho da fuga. O que fez Jacó? Buscou força, refúgio e estratégia em Deus. Se humilha reconhece que não é merecedor de nada, pede proteção à sua família, confessa o seu medo e prepara presentes para seu irmão ( relato Gn. 33:1-17)
O desfecho dessa história foi marcado por um grande momento de abraços, de perdão e reconciliação. Deus é o maior interessado na reconciliação familiar. Há propósitos geracionais futuros que podem ser interrompidos pela falta do perdão e da reconciliação.
Aplicação prática:
Por vezes, nos envolvemos em situações de conflitos familiares difíceis de resolver; em outras, somos envolvidos. Mas com a intervenção do Senhor , o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, todas as barreiras são desfeitas. Você tem alguém em seu círculo familiar ou de amizade com quem precisa se reconciliar? Não deixe para amanhã. Ore, peça a intervenção de Deus, em nome de Jesus, e Ele abrirá as portas necessárias para o perdão e a reconciliação.
( Texto adaptado para Blogger Meditações)
Casal: Arão e Elzi Salgado
MES MAIO, 25: 31 DIAS DE CAMPANHA PELAS FAMILIAS DO BRASIL.
PROMOÇÃO JMN/CBB - APOIO: PIB DE CAMPO GRANDE: MS
( TEXTO ORIGINAL: ACESSE O SITE DA PIB DE CAMPO GRANDE >
www.1b.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário