segunda-feira, 4 de agosto de 2025

PITADA DE SABEDORIA

 

Reagindo a Derrota...

" Davi muito se angustiou... porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus" I Sm 30:6

Atenção! Nem sempre contabilizar grandes vitórias no campo profissional evitará derrotas marcantes no campo familiar. Davi venceu Golias, ocupou posição de destaque no exército de Saul, era temido pelos Filisteus, entretanto, perdeu tudo: cidade que morava foi queimada, sua família e pertences levados pelos inimigos. Diante de um quadro desesperador até seus homens de combate queriam apedrejá-lo. Em meio a uma completa desolação e perdas, Davi buscou forças  no seu Deus.

Recado! Seja qual for a sua dor, a sua perda, cinco lições aprendemos com Davi: 1) Reconhecer a perda, mas não se entregar a ela. Os homens que lutavam com Davi se renderam a dor  'choraram até não terem mais forças'. Davi enfrentou a realidade, mas não ficou paralisado; 2) Buscar força e ânimo em Deus. "Porém Davi se reanimou no Senhor'. 3) Consultar a Deus o que fazer. Davi conversou com Deus: "Devo perseguir esse bando? Conseguirei alcança-los?"; 4) Agir com fé e lutar. Davi não apenas orou, se levantou e foi resgatar a sua família; 5) Compartilhar a vitória. Davi Trouxe muito além do que lhe pertencia. Dividiu os despojos até com aqueles que não lutaram para resgatar suas próprias famílias.

Lembre! Derrotas todo mundo enfrenta na vida. Nem sempre são merecidas, nem sempre são explicáveis. A questão não está sofrer uma derrota, mas em como nos reagimos a ela. Muitos buscam o caminho do desânimo, transfere culpa a outros, ou ficam amargando a derrota. Entenda isso: um tropeço não define sua história, não é o fim do caminho - é a chance de recomeçar com mais fé, mais sabedoria e com Deus à frente. Provérbios 24:16, afirma: "Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará'. Amem!

 Arão e Elzi Salgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário