Coração endurecido: porta para o divórcio
" Disse-lhe Jesus: Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos permitu repudiar vossas mulheres; mas não foi assim desde o princípio"
Mt 19:8
Atenção! Coração endurecido procura Moisés, o coração quebrantado procura Jesus. Moisés não tinha a mesma autoridade de Jesus. Permitiu o divórcio por pressão e por dureza de coração do povo que liderava. A resposta de Jesus a essa pergunta fica claro: O divórcio nunca foi parte do plano de Deus - foi apenas uma concessão que trouxe brechas para os que continuam com coração endurecido. Passei por momentos de coração duro, optei ir a Jesus e não a Moisés: estamos completando 50 anos de casados porque Jesus nunca nos coloca em becos sem saída.
Cuidado! Hoje, o que era uma concessão temporária dada por Moisés, tem se tornado argumento teológico entre os filhos de Deus. As estatísticas de divórcio entre os evangélicos não são diferentes das estatisticas dos não crentes. As justificativas cada vez mais aceitáveis, o que antes causava lamento, tragédia familiar, agora causa um sentimento de 'compreensão'. Conheço história de divórcio que não tinha outra saída: totalmente desconectados e com jugo desigual de crença e propósito. A Igreja precisa olhar para essa devastadora maldição em nossas famílias. O meu avô materno divorciou, abriu brechas para alguns de seus filhos fazerem o mesmo.
Lembrete! Você e eu podemos ser a próxima vítima. O apóstolo Paulo nos adverte: "Aquele, pois, que pensa estar de pé, cuide-se para que não caia" ( I Co 10:12). O divórcio não começa na assinatura do papel no cartório - começa na indiferença, no desprezo, no pouco caso de um para com o outro. As portas para o divórcio se abrem quando o coração se fecha para Deus. Nesse momento, aparecerão profetas em nome de Deus afirmando que Deus tem coisa melhor para vida dela. Os casamentos não se rompem de repente - eles se desabam aos poucos, quando Cristo deixa de ser o centro. Muitos lideres de sucesso caem nessa armadilha achando que o ministério é o mais importante - mesmo que custe o casamento. Pitada de sabedoria: " Deus não rejeita o divorciado, mas ainda odeia o divórcio". "Casamento é uma aliança diante de Deus, não um contrato diante dos homens". Amém!
Arão e Elzi Salgado
Excelente reflexão. O caminho da restauração é sempre melhor.
ResponderExcluirAmém ! Casamento é aliança diante de Deus
ResponderExcluirObrigado por compartilhar
ResponderExcluir