quinta-feira, 20 de junho de 2019

SONHAR - QUANDO UM SONHO SE TORNA REAL OU UM PESADELO?

Eles responderam: "Tivemos sonhos, mas não há quem os interprete".
Disse-lhes José: "Não são de Deus as interpre­tações? Contem-me os sonhos" ( Gn 40:8)
Os estudiosos dão várias interpretações para sonhos. A Bíblia registra sonhos que mudaram a história de pessoas, Monarcas e países. Nosso tema é: " Sonhar - Quando um Sonho se torna real ou um Pesadelo? Quando saber se os sonhos são imaginações humanas ou real manifestação de Deus para abençoar?  Vamos sonhar junto?

. Por quê sonhar?
Sonhar  faz parte da vida humana.  Sonhamos acordados e sonhando dormindo. Sonhamos  acordado  quando conscientemente  elaboramos  projetos mentais que podem ser perfeitamente atingíveis. Sonhamos o tempo todo. O que conquistamos no presente é fruto de um sonho no passado. Sonhando dormindo quando o  inconsciente age de diversas formas até em pesadelos. Sonhar pode ser uma forma do agir de Deus de  comunicar  uma mensagem  ao coração de uma  pessoa com proposito de realizar algo na terra.  O jovem Samuel foi visitado por Deus  em sonhos para a sublime missão o de Sacerdote  no lugar de Eli. Como os sonhos são confirmados por Deus? "Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos"(  Pv. 16:1-3).   

. Sonhos meramente humanos.
A Bíblia nos alerta repetidas vezes  que o coração humano é por natureza enganoso. Veja o que diz o profeta Jeremias  17,9: "Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" . Desde a queda de Adão e Eva o coração do homem se inclinou para o mal:Contudo, o SENHOR observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal"( Gn. 6:5). No passado Deus usou o sonho para corrigir Monarcas. Dois exemplos bem conhecido, o sonho do rei Nabucodonosor, Daniel cap. 2, o sonho do rei Belsazar, Dan. cap 5.  Sonhos meramente humanos  o seu fim  sempre contabilizará frustrações e desencantos, podendo chegar à um nível trágico. Veja o que a Bíblia diz: "Há caminho que parece reto ao homem , mas no final conduz à morte. O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona. O homem sem caráter maquina o mal , suas palavras são um fogo devorador. O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos..."Pv. 16"25-30)

. Sonhos de origem divina.
No passado por diversas vezes Deus  se comunicava  através de sonhos. A vida de José é um exemplo notório: Ora, José teve um sonho e o contou a seus irmãos, que passaram a nutrir ainda mais raiva dele", Gn. 37:5. José se tornou uma personagem especial;  porque além de Deus comunicar-lhe em  sonhos, sobre a sua vida, capacitou-lhe com o dom especial de interpretar sonhos de outros. Na prisão interpretou os sonhos do padeiro e do copeiro do rei Faraó; tal qual como interpretou aconteceu  ( veja  os relatos em Gn. Cp. 40 ). O feito de José chegou ao conhecimento de Faraó que se perturbou  pelos sonhos que tivera.  José interpretou os sonhos de Faraó que o promoveu ao posto  mais importante do Egito ( relato Gn. 41).

. Sonhos vazios de propósitos não bastam.
Apenas sonhar não basta. Ficar sonhando a vida inteira é esperar um futuro inexistente. Quando Deus coloca um sonho já traçou todo o processo de sua realização. O processo que fará a diferença. Nem sempre essa caminhada será fácil. José teve um sonho maravilhoso mas para  a sua concretização teve um auto preço. Realização de um sonho divino exige trabalho árduo, honestidade, humildade, fidelidade  e amor no que faz. "Quando as atitudes de uma pessoa são agradáveis ao SENHOR, até os inimigos dessa pessoa vivem em paz com ela, pela vontade divina.…" ( Pv. 16:7). 
Os  sonhos  que nascem do coração de Deus são imunes de  motivações  egoístas trazendo glórias para si próprio. O seu fim,  multiplicar bênçãos para muitas pessoas e gerações. Como o mundo sonha com pessoas que sonham os sonhos de Deus! Como mundo está carente de pessoas como, José, Ester, Samuel, Débora, Davi, Daniel, Paulo, Barnabé,.....! Sonham que geram esperança de futuro:  "O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução. As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos" ( Pv. 16:23,24). 
Aplicando ....
Sonhar sinaliza vida, otimismo, cooperação, esperança no futuro. Importante esclarecer: os sonhos legitimados nascem no coração de Deus. Quando Deus gera um sonho só há uma motivação:  realizar  um plano maior que vai além de desejos pessoais. O que aprendemos com a experiência de José? Cuidado para compartilhar sonhos legítimos  com pessoas que não sonham. Encorajamento: não desista  dos seus sonhos diante de circunstâncias, por mais que sejam intransponíveis. Quando chegar ao topo das suas realizações, siga o exemplo de  José em relação aos seus invejosos irmãos: " Deus me enviou adiante de vós , para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviaram para cá , e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e Senhor de toda a sua casa , e como governador em toda a terra do Egito: " Gn. 45:7,8).
Por Amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário