quinta-feira, 4 de julho de 2019

ESCOLHA SÁBIA - PRINCÍPIO DE VIDA!

" Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança" Jer 29:11
As escolhas determinam os resultados em todos os sentidos da vida.  O que se colhe hoje no passado houve uma escolha. A escolha é o pleno exercício da liberdade. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio com responsabilidade dos resultados. Em tese são tomadas de decisões, sem ser obrigado a escolher uma determinada opção. O tema é oportuno para pensarmos do valor das escolhas - ' Escolha Sábia, Princípio de Vida'. Vamos compartilhar Cinco Princípios para escolhas sábias na vida.
Escolha buscar a direção de Deus.
Há apenas duas opções de escolhas na vida: (1) A escolha movida pelos desejos do coração; 2)  a escolha direcionada por Deus. A bíblia afirma que o coração é enganoso. "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jer 17:9. O problema que as escolhas de um coração enganoso os resultados sempre serão desastrosos. Deus sabe o que é melhor para cada um de nós: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais..." Jer 29:11.
O jovem Daniel teve uma escalada de sucesso num cenário onde tudo concorria contrário, porque escolheu a direção de Deus para a sua vida. O jovem Sansão optou para os desejos do seu coração, teve um final trágico em sua trajetória de vida. 
Contextualize os fatos para uma escolha segura.
Uma escolha definitiva deve passar pelo filtro de análise, pesquisa, conhecimento histórico, levantar os custos, tempo e as intemperes. Insensatez tapar os olhos e deixa a vida me levar para qualquer rumo.  A Bíblia trata essa questão com muita seriedade.  A Bíblia declara isso:  " Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar" Lucas 14:28-30). Todo projeto de Deus tem plena acabativa, não fica pela metade.  Esse principio vale para o casamento, empreender negócios e  em toda prática que envolvem projetos de vida.
Analise as possibilidades e possíveis  resultados. 
O tópico anterior tratou de contextualizar os fatos cuidadosamente. Analisar as possibilidades e possíveis resultados é um princípio sábio para evitar amargas frustrações futuras. O que quero da vida? A vida é muita curta não é sensato correr riscos que podem trazer consequências irreparáveis. Somos cristãos e decidimos não escolher por nós mesmos. Possuímos o  Espírito Santo que nos ajuda a fazer as melhores escolhas. Veja o que a Bíblia diz a respeito: " Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando uns aos outros." Tito 3:3. Analisar as possibilidades inclui a percepção com quem estamos envolvidos, o justo não deve andar em acordo com os impios. Uma recomendação Bíblica: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!..." Salmos 1:1.
Elabore um Plano de Ação.
O Plano de Ação é indispensável.  É uma ferramenta operacional para chegar a bom êxito um projeto de vida. Permite estabelecer custos, metas e objetivos. Evita desperdícios de tempo, dinheiro e desconcentração. Uma palavra de advertência bíblica: "As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções" Pv 16:1,2. Todo sucesso começa pela escolha certa: buscar a direção de Deus, elaborar com sabedoria um seguro  Plano de Ação.  
Enfrente seus Pontos Fracos.
Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Conhecer os pontos fortes e fracos é questão fundamental para o sucesso da vida. Os pontos fracos são extremamente nocivos, corroem o potencial, a pessoa fica vagando em circulo. A Bíblia não oculta os pontos fracos de seus personagens importantes. O rei Saul deixou que seu ponto fraco, o ciume, perturbasse o seu espírito. Sansão permitiu que o seu ponto fraco, o sexo, destruísse a sua carreira de juiz do seu povo. O rei Davi deixou que seus pontos fracos, cobiça sexual, usar o poder a seu favor, orgulho, dominassem o seu coração.  Pontos fortes em excesso podem tornar em pontos fracos. Enfrentar os pontos fracos não significa demonstrar fraqueza, gesto de nobreza. 

Refletindo ...
Consequências ou resultados? Em alguns aspectos apresentam significados opostos:  Consequência é um termo que caracteriza o resultado, reação ou efeito produzido de um acontecimento ou uma ação. Resultado significa  finalizar, acabar algo que se propôs de forma satisfatória. As escolhas determinam o que colheremos. Escolhas sábias sempre apontam para bons resultado. Não sejamos inconsequentes em nossas escolhas.Todos podemos contribuir  por  um mundo melhor. Amem!
'Seja um homem tal e viva uma vida tal que se todo homem fosse igual a você, e se toda vida fosse igual a sua, esta terra seria o paraíso de Deus"
                            ( Phillps Brooks - Bispo Norte Americano e Compositor)

Por amor a Cristo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário