sexta-feira, 26 de julho de 2019

JORNADA CRISTÃ - TERMINAR BEM A CARREIRA!

Por isso não tema, pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei. Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.(Isaías 41:10)
Perguntas como: Por quê muitos cristãos  incluindo líderes religiosos não terminam bem a carreira da fé? Por que há tantos finais trágicos com pessoas tão sinceras em suas crenças? A Bíblia tem respostas para todos os dramas da vida. Buscamos ajuda de dois consagrados autores, que nos ajudarão no entendimento de um  tema tão delicado. Os autores são, George Barna, no seu livro 'Fé ao Máximo', e Dr. Doug Stringer, no seu livro 'O Despertar da Liderança'. Como transformar uma  'Jornada Cristã com um final bem sucedido?'. Na nossa  singela compreensão a jornada cristã deve ser encarada  como a corrida mais importante da vida:

O autor George Barna, destaca em seu livro seis áreas, que mal administradas, interferem negativamente na corrida da fé cristã: essas áreas são: (1) Finanças; (2); Poder; (3) Soberba; (4) Tentação Sexual; ( 5) Problemas Familiares; (6) Perda do Fôlego Espiritual. Cada uma dessas áreas está ligada a fundamentos bíblicos que não podem ser negligenciados.

Como definir um fundamento?  
" É um conjunto de regras ou leis, conhecimento ou idéias, que formam uma base de um conceito, religião, filosofias, etc...). O autor Dr. Doug Srringer, no seu livro " O Despertar da Liderança' coloca a carreira cristã como a principal jornada da  vida, sem alienar os fundamentos que tornam uma carreira vitoriosa ou não.  

O Prefácio do livro citado o Autor faz uma preocupante citação: 70% de todos os lideres, eclesiásticos e do mundo dos negócios, não terminam bem a corrida. Impressionante por se tratar de quem exerce algum tipo de liderança. Se essa estatística incluir pessoas comuns, o percentual será ainda mais alarmante, de  um universo de pessoas que não terminam bem à corrida da vida.
Para nós cristãos a 'Perda do Fôlego Espiritual' tem a ver com a negligência do principal fundamento da carreira cristã: a fé. Quando esse fundamento é negligenciado, haverá um tremendo impacto em três outros fundamentos que alavancam o crescimento cristão: Bíblia, Oração e Obras. Causam um efeito cascata que  impactarão outras áreas importantes como: finanças, poder, família  perda do interesse das coisas espirituais. Quando administramos negligentemente essas áreas é como decretar não terminar bem a corrida. 

O autor George Barna no seu  livro  'Fé ao Máximo' fala de uma outra jornada: transformação interior. Quando nos tornamos uma 'nova criatura', em Cristo Jesus, uma nova jornada se iniciou: fazer morrer a 'velha natureza' e ocupar-se em progredir a 'nova natureza' em Cristo. Não acontece num passo de mágica, um processo gradual e progressivo. 

A jornada de transformação interior  nos levará à caminhos de provações, de incompreensões, de dor, perseguição, abandono de familiares e de amigos. Levar-nos-á  a momentos solitários, sair da zona de conforto, para que alcancemos um novo nível nas áreas emocional, intelectual, espiritual, relacional e comportamental. 

Uma transformação interior que nos fará 'semelhantes à Cristo'. Não se trata de mudar um estilo de vida mas viver um outro mundo:  "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz", I Pedro 2:9. Nos tornamos 'povo exclusivo de Deus'. O que quer dizer: Jesus pagou o ingresso da entrada, o cristão pagará o preço da jornada. Não há bônus sem ônus. O bônus é o sacrifício de Jesus, o ônus é o sacrifício de viver como peregrinos nesta terra. "Amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiros a vos absterdes das paixões da carne, que batalham contra a alma. ?1 Pedo 2:11.   

A medida que avancemos na jornada 'transformação interior' o estilo de vida não mais agradará  a muitos dos amigos de antes, dando lugar a outros companheiros de jornada que estão no mesmo processo. Esse nível a 'jornada de transformação' não se contenta com atividades religiosas  superficiais, mas nos leva a experiências mais profundas com o Espírito Santo e de intimidade com Deus. A Bíblia, a oração e a prática de boas obras, passam a ser fundamentos indispensáveis da vida.  A Graça passa ter um sentido real; a salvação 'um dom gratuito'; o propósito de vida: viver para glória de Deus. O pecado já não oferece nenhum atrativo, pois, a natureza carnal está definitivamente 'Crucificada em Cristo' ( Gal. 2:20). 

Por fim, a jornada de 'transformação interior' alcança o seu estágio de maturidade que nos qualifica a lutar as batalhas do Senhor, com as armaduras certas que o apóstolo  Paulo define em efésios 6:10-20. 
Refletindo:
São duas abordagens que no nosso mediano entendimento faz pleno sentido: ou seja,  a jornada da peregrinação nessa terra e a jornada de transformação  interior; uma dá sentido à outra. Precisamos traçar uma jornada cristã que tenha um final feliz, à exemplo de Paulo que percorreu essa jornada, declarou: 'Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé", 2 Tm. 4:7. Como precisamos construir uma jornada 'desenvolver a salvação' para alcançarmos à plenitude da estatura de Cristo. "...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;" Efésios 4:13.

Por amor a Cristo! 






















      



  

















    





Nenhum comentário:

Postar um comentário