O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isso é vaidade " Eclesiastes 5:10
O tema que vamos abordar é muito especial para o blog meditações. Chegamos a significativa marca de Quatrocentésimo temas que compartilhamos ao longo dos sete anos. Escolhemos o assunto 'Dinheiro - Carnal, Emocional e Espiritual', por entendermos que de uma forma ou de outra todos estamos inseridos nas implicações que o dinheiro representa em nosso dia a dia.
" Onde estiver o teu tesouro aí estará também o teu coração" Mateus "6:21
Em tese o dinheiro é um meio para atender uma necessidade ou um desejo. Nada errado na finalidade. O problema não está no dinheiro mas em Quem dele se beneficia. O dinheiro resolve problemas e cria outros. Nunca trará plena satisfação e solução de todos os problemas da vida. O apóstolo Paulo em sua primeira carta aos crentes em Corinto coloca três tipos de pessoas: 1) o natural: ' Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente', 1 Corintios 2:14; 2);o carnal: 'irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo', I Corintios 3:1; 3) o espiritual: ' Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" I Corintios 2:15.Deus testa o coração dos seus filhos. Essa definição retrata bem o que a Bíblia quer dizer: " Deus pode permitir que seu servo seja bem-sucedido depois de tê-lo disciplinado a um ponto tal em que ele não precise ser bem sucedido para ser feliz. O homem que se deleita com o sucesso e fica abatido diante do fracasso ainda é carnal. Na melhor das hipóteses, seu feito terá um bicho dentro' ( A.W. Tozer - 1897 - 1963- Pastor e Escritor Canadense). Sem dúvida esse 'bicho' que se refere o autor é o 'espírito carnal' que domina o coração do homem. A forma como gastamos nosso dinheiro define se somos carnais ou não.
"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece."Filipenses 4:11-13.
O dinheiro não é remédio nem solução para tratar questões emocionais. Não é a solução para conquistar uma pessoa para um relacionamento duradouro, nem para viver uma vida de aparência. " Gastar compulsivamente é sinal de doença de origem emocional. Estourar o orçamento repetidamente é um vício como qualquer outro. Indica que a pessoa está doente e essa doença tem nome: oniomania" ( extraído) .
Oniomania: 'Pessoa viciada em gastar, comprar objetos, consumir coisas sem ter noção da quantidade' ( extraído). Trata-se de uma pessoa dominada por desejos incontroláveis. Para quem está enfrentando esse tipo de situação recomendamos buscar ajuda de especialistas e passar por um curso de administração financeira no padrão bíblico. O princípio básico bíblico é: aprender a viver contente em qualquer situação, não permitir que o dinheiro domine nosso humor e comportamento. O problemas não é o dinheiro a Bíblia aponta onde está o perigo: ' Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos...' I Timóteo 6:10 ( veja quadro abaixo).
“Ninguém
pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao
outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Mateus 6:24.
Mateus 6:24.
O cristão precisa entender que sua vida é do Senhor Jesus Cristo. O dinheiro é o grande rival no relacionamento entre o cristão e o Senhor. Mamom é uma entidade demoníaca que atua no campo financeiro no mundo. A maneira como lidamos com o dinheiro tem um grande impacto na intimidade no relacionamento com Cristo: “Assim
se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo
ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? Lucas 16:11. Quer dizer que: ' a forma como lidamos com o dinheiro neste mundo corrupto é uma das maneiras como Deus nos testa se estaremos aptos a administrar as riquezas do seu Reino.
Refletindo:
" Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33.
O assunto dinheiro é delicado influencia em todas as áreas da vida de qualquer pessoa. Reflita sobre essa declaração tão consistente e pertinente: " Procure saber duas coisas sobre uma uma pessoa ganha o seu dinheiro e como ela gasta; e você terá indicativos de como é seu caráter, pois terá um holofote capaz de iluminar os recessos mais profundos de sua alma. Dessa maneira, você descobre tudo o que precisa saber os padrões, as motivações, os desejos que o impulsionam e sua verdadeira religião' ( Robert J. Mc Cracker 1904-1973 - pr Nova York). Se você deseja entrar no time dos empreendedores do Reino de Deus tome possa desse texto: ".... tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril' ( Salmos 68:6.b)
Seja um empreendedor do Reino de Deus.......
Seja um empreendedor do Reino de Deus.......
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário