terça-feira, 28 de maio de 2024

13. PIOR DAS INGRATIDÕES...

DEVOCIONAIS

"Há pessoas que enfrentam o terrível dilema de serem perdoadas por Deus, mas não conseguem perdoar a si mesmas; pior ainda, vivem aprisionadas em um cativeiro emocional carregado de culpas e enfermidades." - Arão & Elzi

É cientificamente comprovado os benefícios que o perdão pode gerar para o corpo, alma e espírito. No entanto, mesmo sabendo desses efeitos, muitas vezes insistimos na prática de não perdoar. O perdão tem um efeito imediato e terapêutico na vida de quem o libera e na vida de quem o recebe, além de ser uma cura e libertação quando conseguimos perdoar a nós mesmos.

Quando alimentamos ódio por alguém, estamos entregando a ela poder sobre nós, quase transformando-a em um ídolo. Os efeitos colaterais disso afetam todas as áreas de nossa vida, gerando um colapso geral na saúde física e mental, influenciando sono, apetite, relações sociais, pressão arterial, autoestima, entre outros aspectos. Da mesma forma, quando não nos perdoamos, criamos um cativeiro emocional e nos colocamos como próprias vítimas.

Não corresponder à dádiva do perdão de Deus é a pior das ingratidões. Quem recebe o perdão do Senhor e não se perdoa ou não oferece perdão assume para si a responsabilidade das consequências, alimentando ingratidão e sentimentos tóxicos. A ingratidão gera apatia, isolamento e abandono.

A falta de perdão a si mesmo quebra o principal mandamento divino, que é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". É impossível uma pessoa amar o próximo sem antes se amar. Amar a própria vida não é egoísmo, é um mandamento. Egoísmo é trancar-se dentro de si mesmo, alimentando amargura, ressentimentos e ódio no coração.

A autoimagem distorcida é uma doença da alma, uma pobreza de espírito, uma carência de autoaceitação. Indivíduos que vivem dessa maneira, ao receberem ajuda, tendem a pensar: "Eu não precisava de ajuda, ele/a fez isso porque está querendo algo de mim". Suas atitudes denunciam a falta de perdão a si mesmos e aos outros. Contudo, Deus, com todo o seu amor, nunca deixa essas pessoas desamparadas. Quando o procurarem, Ele sempre oferecerá paz, perdão, liberdade, esperança e a possibilidade de uma história completamente nova e livre!

 Pérolas para a vida… “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” (Ef 4:31,32).


LANÇAMENTO JUNHO 2024

RESERVA 67 992351924

Nenhum comentário:

Postar um comentário