quinta-feira, 18 de julho de 2024

28. A PORTA....


DEVOCIONAIS

"A porta se abre para Deus quando a do mundo se fecha; é impossível manter ambas abertas." - Arão & Elzi

A imagem de uma porta evoca acesso, oportunidade, entrada e saída. Na Bíblia, a palavra "porta" é mencionada mais de 300 vezes, e Jesus é o seu símbolo mais significativo: 'Eu Sou a porta; quem entra por mim será salvo." (Jo 10:9a).

A reflexão sobre as portas aponta para duas opções: a porta para Deus e a porta para o Mundo. Ambas são incompatíveis em propósito e interesse. Tiago usa uma linguagem forte para destacar a desconformidade entre Deus e o Mundo: "Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tg 4:4).

O Mundo e seu sistema estão corrompidos pelo pecado, como afirmado em 1 João 5:19: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno". O Mundo demonstra hostilidade para com Deus porque está sob a influência de Satanás.

 Aqueles que seguem o caminho do Mundo não encontram verdadeira proteção, pois o sistema terreno é marcado por maldade, ambição, egoísmo, falsidade, imoralidade e todos os outros frutos da carne. "Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos" (2 Tm 4:3).

A porta que conduz a Deus não é fácil, pois requer esforço, renúncia, comprometimento e obediência. É um caminho desafiador, mas é o único que leva à vida eterna com o nosso Pai. Como Jesus disse em Mateus 7:13,14: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".

O coração humano é outra porta crucial, por onde entram todos os tipos de interesses. Abrir o coração para o Mundo ou para Deus é uma escolha importante. Enquanto o mundano muitas vezes invade o coração sem convite, Jesus bate à porta suavemente, esperando ser convidado para habitar no interior de cada pessoa. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." (Ap 3:20). Na sua vida, qual porta está aberta, a do Mundo ou a de Deus?

Pérola para a vida... "Quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé." (At 14:27).


ADQUIRA O SEU DEVOCIOAL 

6799235-1924  //  679964-2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário