segunda-feira, 19 de agosto de 2024

35. O CONQUIISTADOR


DEVOCIONAIS

"A coragem se recusa a baixar a guarda, mas o medo cede facilmente às pressões; a coragem defende seus valores, enquanto o medo se alia à conveniência." - Arão & Elzi

Alguém certa vez afirmou que os sonhos não nascem da pressão externa, mas brotam de um ardente desejo interior de conquistar algo significativo. Assim, aquele que aspira a ser um vencedor é inicialmente desafiado a conquistar a si mesmo, pois os sabotadores de nossos sonhos residem internamente.  Dominar nosso mundo interior é o primeiro passo para alcançar a verdadeira realização, e essa tem sido a marca dos verdadeiros vencedores.

A história de superação de José tornou-se um exemplo inspirador para muitos jovens ao longo dos tempos. Na minha juventude, eu o admirava profundamente e sonhava grandes feitos, mesmo me sentindo em circunstâncias improváveis. O Deus dos impossíveis me encontrou e me abençoou, e aqui estou para testemunhar, buscando novas conquistas diariamente, sejam elas grandes ou pequenas aos olhos humanos.

Apesar de conhecermos o desfecho triunfante dessa narrativa bíblica, testemunhamos tristes episódios durante a jornada da família de José, como a evidente preferência do pai Jacó por ele e a incompreensão de seu pai e irmãos em relação aos seus sonhos, eventos que geraram ciúmes, inveja, violência e traição.

Existe uma longa caminhada entre o desejo e a conquista almejada. Às vezes, nossos sonhos não são tão claros quanto os de José, podendo se assemelhar mais às visões do poderoso Faraó, que não conseguia decifrar os enigmas de sua mente e precisou humildemente buscar ajuda de um jovem prisioneiro e estrangeiro.

Outro grande obstáculo para alcançar nossas conquistas desejadas é a preguiça, o descaso e a indolência, porém a Bíblia adverte severamente contra a ociosidade em 2 Tessalonicenses 3:11,12: "Pois ouvimos que alguns de vocês estão desordenados, não trabalhando, mas se intrometendo na vida dos outros. A essas pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem em silêncio e comam seu próprio pão."

Pérola para a vida... "Quando Deus concede a alguém riquezas e bens, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Pois, ele não pensa muito nos dias de sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração" (Ec 5:19,20).


COMO ADQUIRIR?

67 99235-1924  // 67 99264-2324

EM CUIABÁ: NA LIVRARIA DA IGREJA BATISTA GERAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário