terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

REFLEXÃO DIACONAL

 

Líderes que não baixam o nível da batalha

"Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas." Neemias 4:14

Nermias, Lider que que  vai  além do seu tempo...

Neemias entendeu que a obra não era apenas reconstrução de muros - era proteção espiritual. Liderança madura discerne quando é tempo de celebrar e quando é tempo de vigiar e quando é tempo de entrar em guerra.

Entender o Nível da Batalha...

Jerusalém estava destruída. O povo sem identidade e sem pátria e fragilizado espiritualmente. Quando surgiram os inimigos externos: Sambalate, Tobias e Gesém - zombando, ameaçando e intimidando o líder Neemias. 
Entender o nível da  batalha incluía também  conhecer  os inimigos internos:  Desânimo; Medo; Injustiça;  Cansaço emocional e físico.

. A maior batalha para Neemias  não era apenas remover escombros de pedras, mas remover as inquietações do povo. 

O tamanho da Obra: define o nível da batalha...

"Estou fazendo grande obra e não posso descer." (Ne 6:3). Neemias nos ensina: Foco na missão; Discernimento diante das provocações; Oração acompanhada de ação; Unidade no propósito - construir o muro. 

Neemias  não baixou o nível da batalha, permaneceu no seu posto, convocou todos os lideres incluindo os chefes das clãs.  
Pensando em nossas batalhas: Qual o  tamanho da Obra que  batalhamos?  Quais são  nossos muros e adversários? Quantos precisam engajar na batalha?

Vivemos tempos de pressão cultural e confrontos ideológicos que tentam enfraquecer princípios cristãos.

Desafios externos: estamos em pleno período de carnaval e, como nunca antes, os valores cristãos têm sido confrontados - há uma crescente banalização da família, do sagrado e da autoridade espiritual.

. Senas que chocam. Não nos intimidam. Seremos mais fortes - nAquele que Tudo Pode. 

Desafios internos: Indiferença espiritual; Falta de posicionamento; Cansaço ministerial; Zona de conforto.

O inimigo continua lutando para tirar o povo de suas batalhas: pela distração, pela provocação ou pelo medo.

Reflexão Diaconal - Liderança para Hoje...

Os Líderes espirituais não  são  apenas  organizadores de agendas - são guardiões espirituais: Guardar a fé; Preservar os valores cristãos; Proteger a integridade da família; Servir com vigilância e firmeza. Uma batalha que ninguém deve ficar de fora.

'Quem conhece o propósito não se distrai com provocações - permanece firme até concluir a obra'.
Dc Arão C Salgado
Pós Graduado em Liderança Cristã


Nenhum comentário:

Postar um comentário