"Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus"
Mt. 5:48)
No mundo dos negócios "ISO" é uma normatização para garantir que determinado produto está qualificado nos padrões internacionais. A santificação é o "ISO", - o padrão universal do cristão. Quem define o padrão, "ISO", são as Escrituras Sagradas. Todo cristão deve almejar esse padrão de santidade. Não é o mundo que define, é uma exclusividade da Palavra de Deus, no contexto da Igreja do Senhor Jesus Cristo. O "ISO "é certificado pela igreja onde servirmos o Senhor. Vamos apresentar 7 características que nos credenciam a condição a obter o "ISO" da santificação - com referências de vários textos bíblicos:
1. É Patente Divina.
A Bíblia diz o que somos: “…Porque somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus” (Ef. 2:10). Somos criação de Deus criados a Sua imagem. Significa que sejamos parecidos no seu caráter. Portanto, a santificação é o 'ÏSO' que testifica que possuímos o caráter de Deus. Tremendo! Significa que não há nenhuma compatibilidade de uma vida impura com a santidade de Deus. "Portanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação". Pureza de coração, e de alma, são quesitos primários para se obter o "ISO" da santificação. O Espírito Santo se encarregará em nos selar com essa marca divina
2. Exige Fidelidade Integral.
Há uma tremenda desinformação bíblica sobre esse tema: fidelidade integral na prática cristã. A mordomia integral, abrange: corpo, alma e espírito. Ou seja, todos os comandos da nossa vida, física, emocional, intelectual e espiritual, estão conectados com o padrão de exigência, que é - fidelidade integral. Deus cobrará resultados, de nossas vocações naturais, dos dons espirituais, do tempo, dos recursos; enfim, tudo o que nos está disponíveis. E mais, entra nesse pacote a mordomia da família, de nossa participação como cidadãos cristãos em relação ao próximo. Veja o que a Bíblia diz: "No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros'.... de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar"( I Ts. 4:1,12) . Fidelidade Integral é um quesito indispensável para obter o "ISO"da santificação " O qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações" (2 Co 1:22).
.3. Exige Transparência no Viver.
A Bíblia diz que o sistema do mundo é uma escuridão, densas trevas. Esta é uma realidade triste que vivemos em nosso Pais, em todas as esferas de comando. Nós, cristãos, não somos 'da noite, nem das trevas''; é o que a Bíblia diz: - "Nós, porém, que somos do dia, sejam sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como o capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo..."( I Ts. 5: 5,8,9). Para termos o padrão , "ISO", precisamos ser reconhecidos como pessoas "do dia". A Bíblia enfatiza que nosso proceder deve ser, sim,sim, ou, não, não. O que passar disso nos assemelhamos as praticas mundanas ( veja o texto Mt. 5:37).
4. O Reino de Deus é a Prioridade da Vida.
Esse quesito é seguramente um decisivo teste se amamos a Deus, se estamos mesmo desejando viver o padrão de santidade. Quando o Reino de Deus não está sendo prioridade em nossa vida, então, estamos divididos com dois senhores. Uma prática que Jesus alertou em seu Evangelho: " Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas"( Mt. 6:24) . Quem tem compromisso com o Reino de Deus exerce uma fé rica de obras vivas. "que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos" ( 1 Tim 6:18). Ricos de boas Obras deve ser entendido com vidas salvas, redimidos pela pregação do Evangelho. Quesito importante para testificar o "ISO" da santificação.
5. Exige Mutualidade na Edificação da Igreja.
Há um descompromisso velado por muitos crentes que não se sentem responsabilizados pelo progresso da Igreja. A saúde espiritual e a comunhão congregacional é um esforço de todos. Quando a igreja vai bem todos ficam bem, crescem na comunhão e no relacionamento com Deus. “... Levai a carga uns dos outros, assim, cumprirei a lei de Cristo” ( Gl. 6:2). O princípio bíblico "uns aos outros" é uma recomendação em todas as cartas paulinas. O autor aos Hebreus escreve: “... Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e as boas obras” ( Hb. 10:24). A mutualidade é um quesito importante para se obter o "ISO" da santificação.6. Exige Compromisso com a Volta de Cristo.
A Igreja é uma Instituição de Natureza Espiritual. Sua Missão: anunciar as boas novas de salvação a todas nações e etnias. Sua visão: Que em todos lugares, desse Planeta, haja discípulos de Jesus Cristo. ( Mt 28:19,20; Atos 1:8). Se somos discípulos de Jesus Cristo, logo, o compromisso com a santificação inclui o quesito: 'Compromisso com a Volta de Cristo'. A volta de Cristo deve ser o acontecimento mais esperado e mais apressado da Igreja. Há pressa na missão! Quanto mais a demora da volta de Cristo mais baixas teremos, pelo abandono de muitos crentes de suas congregações. É a Bíblia que diz" "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo"( Mt. 24:11,12). Quem possui o "ISO" da santificação não se coloca do lados dos expectadores; mas, são conhecidos como promotores que investem no Reino de Deus.
7. "ISO ' Da Conduta Integral.
Por fim, encerramos com o sétimo quesito do padrão da Santificação Universal: Conduta Integral. A conduta cristã deve ser irrepreensível. Esse é o padrão bíblico: "para que vos torneis puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis, vivendo em um mundo corrompido e perverso, no qual resplandeceis como grandes astros no universo" ( Fp.2:15). Não se alcança do dia para noite. É uma demanda diária, constante e intencional. Uma luta contra a natureza da carne, uma luta contra o mundo e uma luta ferrenha contra as potestades. Paulo nos dá instruções das armas apropriadas para enfrentarmos essas batalhas ( Efésios 6: 10-10). A conduta integral é integral mesmo. Atinge, alma, corpo e espírito. Saúde integral, é um ganho desejado por todos nós. Para isso, o encorajamos a desenvolver os sete quesitos do "ISO" da santificação.
REFLETINDO...
Se a ciência médica trabalha duro para buscar soluções exatas nos tratamentos de doenças, se os cientistas debruçam, diuturnamente, para eliminar quaisquer possibilidades de erros, se o mundo corporativo prima por conquistar os seus " ISOS " de padrão de qualidade de seus produtos e serviços.... O que dirá o Criador, que criou todas as coisas com absoluta perfeição? O que dirá do Senhor Jesus Cristo, que no suspiro de morte, expressou: "Está consumado"? Cumpriu tudo como estava no roteiro da sua missão messiânica. Perguntas para refletir: O padrão do cristão não deve ser de conduta Integral? Os atos dos cristãos não devem ser nada menos que perfeitos? Santificação é sinônimo de perfeição. O Senhor Deus é quem diz: " Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus."( Mt. 5:48) . Amem!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário