O pecado é uma transgressão a um preceito divino, seja ele qual for. Ocultar pecado não é uma boa estratégia. Mesmo não vindo à tona os seus efeitos aparecerão inevitavelmente. Temos muitos exemplos na bíblia de personagens importantes que sucumbiram ao pecado. As duras penas o rei Davi aprendeu em trabalhar questões ocultas do seu coração. Não foi uma disposição voluntária. Precisou ser duramente confrontado pelo profetas Natã, - com o que fez, de forma oculta e hedionda, com o seu fiel oficial de combate ( II Sm 12:1-15). Vamos encarar esse tema com muita responsabilidade na intenção de contribuir para purificação do Corpo de Cristo - 'Ocultar pecado - Como Enfrentar os Arquivos Secretos do Coração'
(1) Uma Questão de Inteligência.
A Bíblia declara enfaticamente que o pecado gera morte, tragédias e abre caminho para destruição geracional. O rei Davi sofreu duras consequências com pecados que cometeu; atingindo gerações e pessoas inocentes. Uma questão de inteligência, cair em si, reconhecer a incapacidade de 'discernir as próprias faltas' . A inteligência nos remete buscar auxilio de Deus: "absolve-me das que me são ocultas'. Debelar as causas que geram pecados e os seus efeitos em série é uma altitude inteligente. Ter a consciência que pecado só gera desgraça e ninguém sai ganhando. Deus pegou pesado com Davi para que caísse em si e debelasse o seu pecado. Como não podia resolver sozinho, da própria vontade, buscava socorro em Deus: " Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno" ( Sl.139:23,24). Uma boa lição de vida para todos nós.
(2) Não deixar nada oculto, até mesmo as fraquezas e desvio de caráter: Um
caminho a percorrer:
caminho a percorrer:
a) Ser sensível para o que Deus tem a revelar sobre o caráter e a fraqueza.
Tive a oportunidade e a coragem de fazer o teste de personalidade tardiamente aos 62 anos. Foi uma pena ter feito só nesta fase da vida. Pude encarar os meus pontos fracos. Eles existem e são resistentes. Não é uma disposição fácil para se fazer principalmente para os homens. Uma decisão de ser franco consigo mesmo. Reconhecer os seus pontos fracos e desvios de caráter é o início de uma limpeza de coração. Ser sensível e decidido a correção de Deus a exemplo de Davi. Deus sempre usa pessoas, e sempre aquelas mais próximas de nós. Os mais qualificados são: esposa, filhos, sogros, noras, genros, netos, parceiros de ministério e de trabalho. Deus corrige porque ama.
b) Ser proativo desenvolvendo um projeto de vida que inclui a direção Divina.
As tensões da vida, desperdícios dos talentos, do tempo, da energia e dos recursos, são indicadores que precisamos ajustar nossa vida à direção divina. Caso contrário, a vida será facilmente diluída pelas oposições que se colocam no caminho da vida. Deus não planejou tragédias, mortes prematuras e fracassos para ninguém. O segredo da vitória quando os fundamentos de nossos planos estão alicerçados na Palavra de Deus. "Confia a Deus as tuas obras (planos) e os teus desígnios serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para determinados fins..." ( Pv. 16:3,4). Seja proativo com os seus desejos, coloque tudo sobre a aprovação divina. Colocar Deus, de fora da vida, é uma atitude de insensatez sem precedente.
c) Aprender a ser constante e perseverante.
Na vida tudo passa pelo caminho do aprendizado. O autor aos Hebreus faz uma declaração muito séria: "Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.." (Hb. 10:36). Sem perseverança não há colheita. Sem perseverança nada se consolida. A falta de perseverança gera negligência. A negligência tem um custo muito caro. Hebreus cap. 11, narra caminhada de muitos dos heróis da fé. A marca deles foi a perseverança. A perseverança de Noé, Abraão, Moisés, Daniel, Jó, são exemplos que sugerem a sermos constantes e perseverantes. A Palavra de Deus é por excelência encorajadora: : " Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" ( I Co 15:58). Se a Palavra, diz: está dito.
d) Saber lidar com as tentações sem ceder a elas.
Neste quesito 'tentação' não sobra um ser humano se quer. Todos somos tentados, sempre. O próprio Senhor Jesus Cristo foi tentado o tempo todo. Paulo também foi tentado o tempo todo. Lutava com as suas próprias fraquezas. O próprio Paulo trás a seguinte palavra sobre tentação: " Aquele, pois, pensa que está de pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar"( I Co 10:12,13). Saiba disso: Nenhum crente terá justificativas, diante de Deus, para ceder a tentação. O texto bíblico elimina qualquer possibilidade, de queda, por conta da falta de proteção divina. Muito menos permanecer prostrado na queda.
e) Caminhar em parceria com pessoas piedosas que compartilham o
crescimento do outro.
crescimento do outro.
No nosso vocabulário cristão a palavra 'parceria' deve ser entendida como 'discipulado'. Jesus deixou o seu exemplo, fazendo discípulos e ensinando a fazer o mesmo: "fazei discípulos a todas as nações"( Mt.28:19). Quem caminha sozinho, pela estrada da vida, nunca experimentará crescimento. É simples o entendimento, pelo fato de não receber e não se doar. A vida cristã é compartilhada. É um mandamento bíblico: "Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te"( Isaías 41:6). Todos precisamos de companheiros na viagem da vida. O Apóstolo Paulo, preso, cansado e doente, contou com pessoas piedosas para estar do seu lado nos seus últimos dias de sofrimento.
REFLETINDO....
Estamos vivendo tempos difíceis. As Escrituras estão se cumprindo: "por ser multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará" ( Mt.24:12). Há cristãos que preferem ocultar pecados para não ser discriminado, punido e desprezado. Veja o que a Bíblia diz a respeito de quem assim age: " E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo" ( Mt.10:28). Ocultar nunca será uma escolha, o fim será morte: " O salário do pecado é a morte" ( Rm. 6:23).
Estamos vivendo tempos difíceis. As Escrituras estão se cumprindo: "por ser multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará" ( Mt.24:12). Há cristãos que preferem ocultar pecados para não ser discriminado, punido e desprezado. Veja o que a Bíblia diz a respeito de quem assim age: " E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo" ( Mt.10:28). Ocultar nunca será uma escolha, o fim será morte: " O salário do pecado é a morte" ( Rm. 6:23).
Confissão Pessoal:
"Se minha vida não anda no caminho da santidade,
Se o meu coração não está desejando mudanças permanentes,
não posso ter certeza de minha salvação.
Se Cristo me santificou, e, - não gero frutos na minha vida cristã,
Se não sinto renovado a cada dia,
se não tenho aversão ao pecado,
não vivo o amor parecido com o amor que Cristo tem me amado,
Então: a Sua obra não está completada em mim.
Não posso dizer: Sou semelhante a cristo". É pra pensar!
Por amor a Cristo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário