quinta-feira, 5 de setembro de 2019

DEUS - O QUE É FALSO, O QUE É VERDADEIRO?!

Antes mesmo do pecado entrar na semente humana o conflito do ‘falso’ e do ‘verdadeiro’ já rondava o coração de Adão e Eva. Satanás, entra em sena para semear dúvidas, transformando uma verdade divina em suspeição. Disseminar uma falsa imagem sobre a pessoa de Deus, Satanás, tem se ocupado de uma forma intensa nos últimos tempos.  Pense em áreas que podem estar afetando a sua fé:

1-     Sou livre em Cristo.
O que você entende ser uma pessoa livre? Liberdade absoluta é uma ideia falsa que Satanás incutiu na vida de Eva e de Adão: ' No dia que comeres do fruto dessa árvore sereis igual a Deus' Gênesis 3: 1-3.  Nessa armadilha do engano que o falso teve o seu primeiro êxito. A liberdade que Cristo oferece é estar livre da escravidão do pecado. O pecado escraviza  até levar ao fundo do posso ou à morte. É dessa escravidão que Cristo liberta. Quem vive sob a escravidão do pecado perde a consciência da escolha até mesmo para decidir não pecar. Quem vive a liberdade, em Cristo, mantém a plena consciência  até mesmo escolher pecar.  É Verdadeiro quem vive na prática do pecado e não se arrepende e não abandona já está condenado. É falso quem vive sob a lei da graça e mesmo que venha a se  arrepender do seu pecado, perderá da liberdade em Cristo.  Não é maravilhoso viver essa liberdade em Cristo sem dar ocasião ao pecado?

2-     Deus é bom o seu amor é incondicional.
Se Deus é bom porque nos limita de  certas coisas? Se Deus é um Deus de Amor porque não me livra de sofrimentos?  São perguntas difíceis que não se responde apenas com teologia ou com a mente. Nem sempre o coração anda em acordo com  entendimento teológico e da mente. A mente tem suas convicções no entanto quem carrega a dor e as perdas da vida é o coração. Nestas horas o que vale mesmo é o que sente e não o que crê.  Neemias quando recebeu notícias da devastação de sua terra, enquanto  servia o  Rei o seu  semblante  transparecia triste, o Rei perguntou-lhe: “Por que está  triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza de coração” Neemias 2:2. Na vulnerabilidade do coração, Satanás, entra em cena questionando a bondade e o amor de Deus. Acreditar na mentira que ‘ Se Deus me amasse não.....’ não se trata de uma questão insignificante. O seu efeito é de uma metástase, contamina todas as áreas da vida.  Falso pensar 'o  amor incondicional de Deus, de doação do Seu Filho Único, Jesus  Cristo, não incluiu a minha vida'. Verdadeiro pensar 'Nada pode me separar do amor de Deus, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir , nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura ( inclusive Satanás), poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus , nosso Senho'( Rom 8:38,39).

3-     Deus é Pai.
Se Deus é Pai porque me deu um pai que me abandonou? É sabido que a única referência que uma criança tem, da pessoa de Deus, está ligada a figura do pai terreno. Quando um pai abandona um filho, se torna um pai ausente, com uma rígida  disciplina, não dá bom exemplo moral e cristão, a criança fará uma associação, do seu pai, à pessoa de Deus.  Razão pela qual a paternidade é a missão mais importante de um homem. Falso pensar ‘se o meu pai me abandonou, nunca pronunciou palavras de aceitação, de encorajamento, não me abençoou, porque Deus também me rejeitou e não  me ama’. Verdadeiro pensar  'Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá' ( Salmos 27:10).

4-     Deus é suficiente para mim.
Se Deus é suficiente porque sinto-me ansioso?  A ansiedade tem se tornado a enfermidade do século. Por mais que a bíblia diz: “ Não fiqueis ansiosos por coisa alguma...”  vivemos numa atmosfera de um mundo maligno e de incertezas.  Mas há um tipo de ansiedade que só é preenchida com a vida de Deus. O vazio de Deus gera todos os tipos de insuficiência. A Bíblia recomenda aprender a viver com contentamento, mesmo em situações de escassez e circunstancias adversas. O apóstolo Paulo ao conviver com situações extremas, de escassez e sofrimento, aprendeu a viver em contentamento, Filipenses 4:11-13. O segredo de Paulo que em todas as situações buscou suficiência em Deus. Em momento algum escolheu o caminho da fuga, nem atalhos, nem o caminho mais fácil. Falso pensar  'se sou filho de Deus a minha felicidade será  completa aqui na terra, porque  tenho a promessa que não passarei por nenhum tipo privação'.  Verdadeiro pensar  'a vida tem suas estações de fartura e de escassez, mas temos a promessa que nenhum justo será desassistido da provisão divina aqui na terra'.

5-     Deus é meu Protetor.
Se Deus é o meu Protetor porque não resolve os meus problemas? A falta de um correto conhecimento das Escrituras, ensinamentos distorcidos da Graça de Deus, muitos cristãos tem sido presa fácil de Satanás na questão de entender o processo da conversão. O Cristianismo não é um seguro de proteção de todos os males da vida.  Ao contrário, o cristão sai de um campo de batalha e entra em outro. O apóstolo Paulo mudou de lado, de perseguidor para perseguido. O seguro mais eficiente para nos assegurar que estaremos de fato debaixo da proteção de Deus é a obediência aos seus mandamentos. A vida aqui na terra não nos isenta de problemas; mais evitar problemas desnecessários, ser vigilantes contra os ataques de Satanás, se torna menos penosa a vida. Falso pensar 'o fato de algo ruim acontecer na minha vida transferir a Deus a responsabilidade'. Precisamos entender que estamos permanentemente expostos a situações que fogem ao nosso controle.  Verdadeiro pensar ' Que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus'. ( Romanos 8:28). As provas da vida são necessárias para o processo da maturidade cristã.  
Refletindo:
A verdade nua e crua que a vida pra todos nós é dura e injusta, porque estamos inseridos em um mundo decaído, pervertido e corrupto, com agravante  de estar infestado de demônios a serviço do mal. Todos nós, cristãos, precisamos fazer o dever de casa: nos fortalecendo no Senhor,  encorajando uns aos outros, não dar brechas para o pecado  e fugir da tentação. A boa notícia que Deus está presente em tempo real, não se coloca alheio aos nossos problemas. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares". Salmos 46:1,2) 
                                                                                                                                  Por amor a Cristo!



Um comentário:

  1. Verdade! O maior seguro é estar firmado na obediência à Palavra. Mais do que ser adepto ao cristianismo. A genuína conversão nos respalda.

    ResponderExcluir