terça-feira, 14 de maio de 2024

09. JOGO DA VIDA

DEVOCIONAIS 

“Antes de pensar em vencer, pense em preparar-se para entrar em campo. Comece a treinar duro antes de ser convocado ao jogo da vida.” - Arão & Elzi

A vida e suas diversas facetas têm sido temas explorados em novelas, filmes, livros e até mesmo jogos de tabuleiro. No entanto, o jogo da vida precisa ser encarado conforme é na realidade, com regras, disciplina rígida, metas a cumprir e, às vezes, exaustão, tristeza e outros sentimentos difíceis, exigindo uma dedicação exclusiva.

A Bíblia oferece muitas orientações para encararmos o jogo da vida com seriedade. Paulo instrui o jovem pastor Timóteo da seguinte maneira: “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.” (2 Tm 2:5). Paulo mesmo levava a sério sua vocação e seu chamado, tendo como propósito lutar pelo prêmio celestial, como ele mesmo diz: “prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fp 3:14). A vida é mais do que simples acaso. Não se trata de fazer 'qualquer coisa' e sonhar em alcançar 'qualquer prêmio'.

O jogo real da vida não é como um samba de “deixa a vida me levar”, sendo empurrado pelos ventos sem direção e destino. Todos somos convocados a entrar em campo, e ninguém ficará no banco de reservas para sempre. Porém, existe um problema! Aqueles que não se prepararam adequadamente, que não conhecem as regras e que não possuem estratégias, serão substituídos e outros ocuparão seu lugar.

Acredito que fui verdadeiramente escalado para o jogo da vida aos vinte e dois anos, quando fui convocado a entrar em campo na desafiadora carreira de Auditor Fiscal. Já havia me formado como técnico em contabilidade e desde os 17 anos passei por treinamentos para entender as regras do jogo. Fui para o banco de reservas dessa função quando me aposentei.

O jogo da vida não para na aposentadoria; apenas um tempo terminou e vem o segundo tempo, às vezes até a prorrogação. Assim é a vida, para todos. O jogo da vida está se tornando cada vez mais exigente, requerendo mais preparo, sabedoria e habilidades. Vivemos em tempos de mudanças instantâneas, que exigem adaptações rápidas, flexibilidade, inovação e reinvenção; caso contrário, estaremos fora!

Como serão as exigências profissionais em 2040? O que nossos netos enfrentarão? Os prognósticos apontam para um cenário totalmente transformado pelos avanços da Inteligência Artificial (IA) e da biotecnologia. Profissões que exigem menor qualificação deixarão de existir devido à automação, ao mesmo tempo em que surgirão oportunidades para profissionais altamente especializados. Seja qual for sua luta, presente ou futura, seus desafios, suas limitações, não desanime! Para Deus, não há impossibilidades ou situações difíceis.

Pérolas para a vida… “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2 Co 4:16,17).


LANÇAMENTO EM JUNHO 

RESERVA: 67 99235-1924

Nenhum comentário:

Postar um comentário