quinta-feira, 6 de junho de 2024

16. MENTE RENOVADA..

DEVOCIONAIS

"Uma mente fechada paralisa o cérebro, tornando-o improdutivo em muitas áreas; uma mente renovada se adapta a qualquer situação." - Arão & Elzi

Uma pessoa com mentalidade fechada interrompe o seu desenvolvimento cerebral e, sem nem perceber, programa ações que impossibilitam a evolução em diversas áreas da vida. Os avanços da neurociência têm feito descobertas extraordinárias sobre a capacidade do cérebro humano de se recompor de traumas com os recursos da ciência; uma incrível engenharia chamada plasticidade neural, que cria novas conexões em plena sintonia com o racional e emocional, na flexibilidade em se adequar a determinadas condições e tarefas.

Uma mente que não se abre para novos desafios está presa a crenças limitantes; se restringindo a determinadas funções e cenários até mesmo por não se sentir capaz. Uma boa notícia é que a mente nunca envelhece, podemos buscar renovação em todos os ciclos da vida, inovar sempre.

Segundo estudiosos da neurociência, há dois tipos de mentalidade: o “mindset fixo" e o "mindset aprendiz”. No mundo dos negócios, o ‘mindset fixo’ em vez de liderar sua equipe encorajando e abrindo espaços para desenvolvimento de habilidades, se concentra na crítica e na depreciação do colaborador, consequentemente, muitos acabam contaminados com uma mentalidade fixa para não ser rejeitado ou demitido. Ao contrário da mentalidade fixa, o ‘mindset aprendiz’ abre espaço para o seu próprio desenvolvimento intelectual, profissional e motiva os colaboradores a desenvolverem e crescerem também.

No mindset aprendiz temos o exemplo de um super atleta vencedor que nunca desistiu de aprender novos arremessos, refiro-me a Michael Jordan, um dos melhores jogadores americanos de basquete de todos os tempos que em suas próprias palavras diz: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”

Aos 70 anos, provoquei o meu cérebro ao desenvolver novos projetos e fui buscar novos aprendizados e desafios ainda não experimentados. Aprendi que o cérebro não tem limites para criar novas sinapses, porém meu desejo não é alcançar prêmios e reconhecimento terreno, nosso alvo, o anseio maior, deve ser aquele que Paulo chama de 'ter a mente de Cristo'; isso de fato é buscar uma mente renovada. A fonte segura para uma renovação de mente é alimentá-la diariamente na Palavra de Deus.

Pérolas para a vida... “... quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Co 2:16).


LANÇAMENTO EM JUNHO 2024

RESERVA 67 99235-1924

Nenhum comentário:

Postar um comentário