terça-feira, 9 de julho de 2024

25. ROTA E DESTINO...

"Sua maior conquista ainda está por vir. A hora é agora! Tome a iniciativa e dê o primeiro passo; apenas assim as coisas irão mudar." - Arão & Elzi

A vida é uma jornada que nunca será linear; por vezes, caminhamos por vales, montanhas, pântanos e desertos, e aos 74 anos, posso afirmar que essas alternâncias são imprevisíveis, mas acontecem. 

Durante o passar dos anos e dos percursos, precisamos fazer escolhas, algumas mais simples e quase automáticas, outras que vão requerer profunda reflexão e até mesmo uma dose de coragem. Dentre tantas decisões importantes, vamos mencionar duas delas: a profissão e o casamento.

Uma fase desafiante para todo jovem é quando se depara com a escolha da formação profissional, e comigo não foi diferente. Eu havia decidido focar nos estudos para concurso público, no entanto, em meio ao caminho, tomei outra direção e comecei a me preparar para o vestibular em uma área que não era minha pretensão. 

O resultado foi uma mudança de rota impensada, onde perdi um bom tempo e não fui aprovado no vestibular. Retomei o propósito inicial, passei no concurso e, eventualmente, graduei-me no curso que alinhava com minha profissão.

Para ser bem-sucedido em suas decisões, é preciso deixar de lado o medo, a procrastinação, a falta de foco e a zona de conforto, pois esses sentimentos são sabotadores que atrasam a jornada e, em muitos casos, nos tiram da rota verdadeira. Davi foi escolhido por Deus para ser rei de Israel e mesmo ungido pelo sacerdote Samuel, teve medo de Saul, tomou uma rota perigosa e juntou-se a inimigos, o que quase o levou a não entrar na história como o melhor rei de Israel.

O casamento é outra escolha que não pode ser feita equivocadamente, apenas levada por sentimentalismo. Seguir apenas os desejos pode acabar te desviando da verdadeira rota. Falo por experiência própria, pois ainda jovem e imaturo, seduzido pelo engano do coração, enveredei por um atalho quase chegando às vias do casamento, mas ouvindo conselhos e buscando orientação de Deus, passei por uma correção de rota. Enquanto escrevo este texto, celebro 47 anos de casado, com a jovem certa que Deus havia preparado para ser minha esposa.

Mesmo vivendo um casamento segundo os padrões cristãos, ainda assim, há ajustes a fazer na jornada e muitos casamentos perecem por falta de manutenção e pequenos ajustes. Se precisar mudar de rota, faça-o já!

Pérolas para a vida... "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.” (Pv 14:12).


O LIVRO JÁ ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO

ADQUIRA 67 99235-1924 // 67 99264-2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário