sexta-feira, 30 de agosto de 2024

37. CURAS DAS MEMÓRIAS...


DEVOCIONAIS

"O passado guarda memórias indomáveis, e um simples gatilho pode desencadear pensamentos e emoções frequentemente indesejáveis." - Arão & Elzi

O passado é um reservatório de memórias indomáveis; um simples gatilho pode desencadear pensamentos e emoções muitas vezes indesejáveis. É inevitável que nossa mente esteja constantemente ocupada com preocupações do presente, projeções sobre o futuro e, é claro, com todas as lembranças que moldam nosso passado. O cérebro é uma máquina incontrolável; ninguém pode simplesmente apagar o que está gravado em nosso inconsciente.

O passado permanece em nossa mente, mas há uma boa notícia: é possível ser curado de traumas, medos, inseguranças e das memórias indesejadas. Conforme afirmou o psiquiatra e psicanalista Dr. Osvaldo Ferreira Leite Netto: "Todos nós temos desejos, temores, ideias preconcebidas que não sabemos exatamente de onde vêm, que não foram escolhas nossas e que simplesmente se manifestam".

Gatilhos estranhos podem acionar nossas emoções e pensamentos de forma inesperada. Por exemplo, sentir antipatia por alguém que acabamos de conhecer pode estar relacionado a associações inconscientes com pessoas do passado que nos trazem lembranças negativas.

Especialistas em neurociência revelam que a noção teórica do inconsciente sugere que nossas ações e sentimentos nem sempre são guiados apenas pela razão ou pela consciência. Como cristãos, compreendemos que somos constantemente bombardeados por ataques de Satanás, que, embora não seja onisciente e não saiba nada do nosso futuro, tem acesso ao nosso passado e se coloca como acusador de nossas ações. Satanás sente-se no direito de nos cobrar, importunar e nos fazer sofrer com culpa e aprisionamento.

A consciência também nos remete ao passado. A Palavra de Deus afirma: "Não há nada encoberto que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a ser conhecido." (Lc 12:2). Enquanto houver situações pendentes do passado, a consciência age como uma voz amiga, por vezes nos tirando da zona de conforto para alertar que há algo a ser resolvido com Deus e com outras pessoas.

Há uma dimensão espiritual a ser considerada no campo da consciência, uma questão crucial que envolve Deus e outras pessoas. Como devemos lidar com essas questões? A Palavra de Deus oferece a solução: "Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz." (Tg 5:16).

Pérolas para a vida... "Contudo, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis." (Lm 3:21,22).


ADQUIRA  O DEVOCIONAL 'PÉROLAS PARA A VIDA'

ATRAVÉS 67 99235-1924 // 67 99264-2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário