quarta-feira, 11 de setembro de 2024

LIDERANÇA CRISTÃ: INSPIRADA NA VIDA E MINISTÉRIO DE JESUS V


( VULNERABILIDADE DO LÍDER )

LICÃO 5: Liderança Eficaz  começa pelo teste de três grandes  batalhas da própria vida  e como vence-las ( Texto: Mateus 4:1-11).

1. A batalha  pela  sobrevivência física e emocional e o Poder da Palavra.

. O Senhor Jesus antes de começar o seu efetivo ministério passou um períodode 40 dias no deserto. Por quê?  E para quê? Jesus passou pelo grande teste físico, emocional para dar início ao mais penoso ministerio. Passou por debilitação física, ao estremo; sem comer e sem beber por 40 dias. O tempo máximo que uma pessoa possa suportar. Emocionalmente vulnerável a todo tipo de ataque e tentação. Como Jesus venceu esse primeiro teste?

. O Poder da Palavra: A única arma de Jesus para se defender era a Palavra. Quando atacado na condição física venceu o inimigo apenas com uma palavra: “ Está escrito: nem só de pão viverá o homem...” (v.4). A ciência humana não explica isso.

2. A batalha da tentação: como lidar com as necessidades físicas e emocionais nos momentos de vulnerabilidade, sem afrontar a autoridade de Deus.

. Jesus viveu a sua humanidade com as mesmas carências de qualquer humano. Teve fome, teve sede e necessidade de relacionamentos. Por 40 dias foi privado dessas três necessidades básicas; potencializou sua vulnerabilidade física e emocional. Em situações assim, os ataques vem em forma de provocação do inimigo, do tipo: “você pode”, “você tem autoridade”, ‘você é um vocacionado”... Os métodos comportamentais humanos estimulam a buscar todos os tipos de recursos.

. O Poder da Palavra: O poder da Palavra não está na posição que ocupa: não cair na armadilha  engenhosa dessa tentação. Aprendemos com Jesus que, ao lançarmos mão do poder para vencer uma batalha, podemos, inadvertidamente, estar  produzindo  efeitos contrarios, se os recursos utilizados representam uma afronta contra a autoridade de Deus: “ Jesus respondeu, também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus”(v.7). Moisés e Arão, mancharam os seus ministerios  pela vulnerabilidade física e emocional, com o episódio conhecido como "tentação em Meribá‘ (Nm 20:1-13).

3. A Batalha do Poder e  da Autorrealização, sem a devida Glória a Deus.

. O grande desafio é vencer a batalha do poder, da ambição e da autorrealização. A armadilha da autorrealização é sentir-se autossuficiente. Quando a glória é para si já fracassou em seus ideais. O crédito vai para a conta de Satanás que,  a exemplo de Adão e Eva, persuadiu a  não precisar depender de Deus.  O poder da autorrealização  não está em dar ordens para Deus, do tipo: exijo isso porque sou filho de Deus, determino  posso todas as coisas, vou conseguir, tenho méritos.... Nenhuma teologia está respaldada em colocar Deus à prova. 

. O Senhor Jesus teve discernimento na provocação, de Satanás, quando  lhe disse: “Eu te darei tudo isso se prostrado, me adorares’ (v.9).  Esaú, exemplo clássico  da autossuficiência.  Desprezou seus direitos hereditários, por achar que não precisava da ajuda do alto. E Jacó?  Se valeu da esperteza e  se aproveitou da fraqueza do seu irmão. O poder tanto promove quanto derruba. Valores espirituais  comprometidos com o mundo enfraquece a autoridade no Reino de Deus.

O Poder da Palavra: No sentido bíblico o poder da Palavra não busca benefícios para si mesmo, mas para glória de Deus. O Senhor Jesus usou da autoridade da Palavra para repreender as pretensões, de Satanás, para adorá-lo: “ Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto” (v. 10).

4. Lider eficaz vence os testes das  três batalhas,  praticando:
 
1. Reconhecendo sua total dependencia de Deus.

. Provérbios 3:5-6, nos adverte que devemos confiar no Senhor de todo nosso coração e não apoiar em nosso próprio entendimento. Tiago 4:1:17, declara que “ toda boa dádiva vem Deus”.

2. Cultivar a humildade.

 O Apóstolo Paulo considerou tudo que havia conquistado como perda por amor a Cristo. Faz menção que Cristo esvaziou-se de sua glória para se tornar um de nós ( Fp. 3:7; 2:5-8). A humildade gera honra. 

3. Servir aos outros.

. Servir é a maneira mais eficaz de vencer a tentação da busca da  autorrealização. O Senhor  Jesus dá o seu próprio exemplo, instrui os discipulos: “Aquele que quiser ser o maior no Reino de Deus deve ser servo de todos” Mc 10:43-45.

4. Em tudo dar glória a Deus.

. O objetivo maior de cada servo do Senhor é glorificar a Deus em tudo; reconhecer que  todos os  méritos é para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Manter essa disposição, de dar glórias a Deus, em tudo, requer priorizar  ‘ o Reino de Deus e a sua justiça’. ( Mt. 6:33)

Refletindo sobre o Poder e o uso adequado da Palavra:  Quais pontos dessa lição precisa ser reavaliado? Eleja uma área de  batalha mais forte na sua vida?

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 Vamos para a prática:

Qual foi o  aprendizado?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Que decisão toma?

....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Dc. Arão C Salgado

Pós Graduando em Liderança Cristã

Faculdade Internacional Cidade Viva - João Pessoa, PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário