segunda-feira, 9 de setembro de 2024

39. CORAGEM OU MEDO...


DEVOCIONAIS

"O ocioso sonha em possuir o que é do outro, enquanto o conquistador sonha em alcançar algo que o outro não tem; lute por seus verdadeiros ideais." - Arão & Elzi

Na jornada da vida, duas forças antagônicas competem pelo mesmo espaço em nossa existência: acoragem e o medo. A coragem se recusa a baixar a guarda, enquanto o medo cede facilmente às pressões do mundo. Enquanto escrevo esta reflexão, sinto-me tomado por uma coragem ao decidir participar do curso 'Homens Fortes em Tempos Difíceis'. São doze semanas de aulas intensas, especialmente voltadas para o público masculino. Fiquei ciente de que um dos temas abordados será "A força de um homem reside em sua estrutura moral e espiritual".

A estrutura moral e espiritual, fundamentada em Deus, tem na coragem seu pilar. Ao passar o bastão do reino para seu filho Salomão, Davi instrui: "Seja forte e corajoso! Faça o trabalho. Não tema, nem desanime, pois o Senhor, o Deus, está com você." (1 Cr 28:20).

Acreditar em si mesmo é uma virtude da coragem, que gera autoestima e permite enfrentar os obstáculos com determinação, mesmo quando o medo e a dúvida tentam se instalar. A coragem é uma força interior que impulsiona a energia para alcançar objetivos e sonhos.

Moisés enviou doze homens para espiar a terra de Canaã e trazer um relatório sobre suas riquezas. Dez espias focaram nos obstáculos e inimigos que encontrariam, enquanto Josué e Calebe trouxeram um relatório positivo. Os dez medrosos não entraram na terra prometida, enquanto Josué liderou a conquista.

Apesar de não ser mais jovem e de não ter a disposição de um Josué, ao ser desafiado a participar do projeto "70 em 10", encontrei inspiração em Calebe. Aos 85 anos, ele permanecia forte e corajoso para conquistar sua herança. "Estou tão forte hoje como estava no dia em que Moisés me enviou; minha força para a guerra e para todas as tarefas é agora a mesma que era então." (Js 14:11).

Pérolas para a vida... "Quando viram a coragem de Pedro e João e perceberam que eram homens comuns e sem instrução religiosa formal, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus." (At 4:13).


ADQUIRA O 'PEROLAS PARA A VIDA'

67 99264-2324 // 67 99235-1924

Nenhum comentário:

Postar um comentário